POR ORÇAMENTOS PÚBLICOS SEM EMENDAS E EXECUTADOS EXCLUSIVAMENTE PELO EXECUTIVO

Proposta de Emenda à Constituição de Iniciativa Popular por Orçamentos Públicos Sem Emendas

domingo, 14 de dezembro de 2025

Requerimento à Fundação Dom Avelar Brandão Vilela de Teresina

Imagem de fundo azul sugestiva de um cartaz solicitando apoio à proposta de espaço na Rádio Pioneira de Teresina para jornalismo independente progressista
Requerimento à Presidência da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela de Teresina solicitando espaço na Rádio Pioneira de Teresina para Jornalismo Independente Progressista. Apoie essa proposta. Assine e Compartilhe.

AO REVERENDÍSSIMO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DOM AVELAR BRANDÃO VILELA DE TERESINA-PI

 Assunto: Solicitação de horários diários na Rádio Pioneira de Teresina para o Jornalismo Independente Progressista. 

Sônia Maria Ferreira Lima, teresinense, dona de casa, residente e domiciliada nesta Capital, ouvinte do programa Rádio Jornal da Pioneira, defensora do direito à informação de qualidade pelo qual vem requerer à  Vossa Reverência que se digne assegurar horários diários de sessenta a noventa minutos nos turnos manhã e tarde na Rádio Pioneira de Teresina para programas apresentados por jornalistas independentes progressistas alinhados à esquerda brasileira com foco na política local, nacional e internacional.

A motivação deste pedido ampara-se no fato de que o programa Rádio Jornal da Pioneira em suas pautas nacionais alinha-se ao jornalismo dos grandes meios de comunicação sob domínio da direita conservadora representativa das elites econômicas do país. Logo, um programa signatário de um jornalismo fortemente calculado para a construção de uma opinião pública contrária a governo de esquerda e favorável aos grupos de direita que o querem destituir.

Consequente desse alinhamento, as pautas relativas ao Governo Lula tornam-se prejudicadas no programa tanto pela omissão quanto pelos comentários dos apresentadores, geralmente depreciativos e tendenciosos, e quase sempre baseados na opinião própria.

Ademais, quase não se veem no programa vozes representativas de movimentos populares nem de partidos de esquerda. Neste caso, salvo em se tratando de políticos com mandatos eletivos ou em períodos eleitorais pela obrigatoriedade da lei.

Por essas razões, torna-se urgente e necessário um espaço na emissora para o jornalismo independente progressista, sobretudo para servir de contraponto ao jornalismo hegemônico da grande imprensa, e representar as classes tradicionalmente excluídas dos discursos hegemônicos, além de contribuir com a população nos seguintes aspectos:

a) Jornalismo comprometido com a justiça e a verdade: jornalistas independentes, uma vez livres de pressões políticas e econômicas, podem atuar com maior liberdade editorial e, no caso dos progressistas, mais se comprometer com o direito da população à informação de qualidade e possibilitar a pluralidade de vozes na emissora, o diálogo democrático, a formação do pensamento crítico e a transformação social;

b) Combate à desinformação e à extrema direita: somente um jornalismo focado na informação verdadeira pode contribuir com o combate à extrema direita, uma vez que ela se ampara na desinformação gerada em meio a discursos de ódio e fake news próprios do seu modus operandi. O foco na informação verdadeira exige dos meios de comunicação mais ética em seu jornalismo, uma ética ancorada nos valores da justiça e da verdade com os quais o jornalismo progressista se sustenta e guia sua atuação na investigação dos fatos na busca pela verdade; e

c) Politização da população e participação política: o jornalismo progressista alinha-se aos ideais e valores da esquerda brasileira na luta por direitos e transformação social. Por isso, pode contribuir com a politização da população quanto ao jogo político em contextos nacional e internacional, favorecendo a ampliação da visão de mundo e compreensão da realidade e cenário político no qual se constrói o Governo Lula. Também se definir como um espaço de participação política e defensor das causas sociais, oportunizando movimentos populares e partidos de esquerda a divulgação de suas pautas e lutas, inclusive em relação a eleições partidárias.

Considerando-se, pois, esses fatos é que reafirmo a solicitação de espaços na Rádio Pioneira para jornalistas independentes progressistas, partindo-se ainda da seguinte compreensão: a Igreja Católica afirma em seus princípios doutrinários a opção preferencial pelos pobres, colocando-se ao lado dos marginalizados e promovendo os valores de solidariedade, equidade e justiça social.

Por isso, considero imperativo como dever moral e evangélico da emissora assegurar também em sua programação o acesso à informação verdadeira, plural, crítica e construtiva; inclusive, como forma de combater a desinformação, a disseminação de fake news e discursos de ódio próprios da extrema direita, além de possibilitar a construção de uma opinião pública favorável ao Governo Lula, pois, embora não perfeito, é esse o governo que mais atende as classes oprimidas.

Contando com vossa compreensão e sensibilidade para com esta justa demanda, coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Nestes termos, subscrevo-me com estima e consideração e em anexo apresento lista de apoiamento a esta solicitação.

Atenciosamente,

Sônia Maria Ferreira Lima

Teresina, 13 de dezembro de 2025


CLIQUE AQUI PARA ASSINAR SEU APOIO A ESSE REQUERIMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua colaboração. Acompanhe no blog informações periódicas sobre o andamento do projeto.